ESTUDO DE CIRCULAÇÃO, ESTACIONAMENTO E SINALIZAÇÃO RODOVIÁRIA I RUA DA PÓLVORA E RUA DA MULENGA I LUANDA I ANGOLA
ESTUDO DE CIRCULAÇÃO, ESTACIONAMENTO E SINALIZAÇÃO RODOVIÁRIA I RUA DA PÓLVORA E RUA DA MULENGA I LUANDA I ANGOLA
ESPECIALIDADE
CATEGORIA
INFORMAÇÕES GERAIS
- NOME DO PROJECTO:
Sinalização Rodoviária e Estacionamento - DATA DE PUBLICAÇÃO: 2012-10-03
- LOCAL DA OBRA: Rua da Pólvora e Rua da Mulenga - Luanda, Concelho de ESTRANGEIRO,Distrito de Estrangeiro
- FASE DE ESTUDO: Anteprojecto
- VALOR ESTIMADO: €0
- DATA PREVISTA DE INÍCIO DA OBRA:
Ano de 2013
- NOME DO PROJECTO:
GABINETE PROJECTISTA
- NOVO URBANISMO - ENGENHARIA, ARQUITECTURA E URBANISMO, UNIP. LDA.
Rua Passos Manuel, 106 5º
1150-260 LISBOA
TELEFONE: 916272544
EMAIL: novourbanismo@gmail.com
- NOVO URBANISMO - ENGENHARIA, ARQUITECTURA E URBANISMO, UNIP. LDA.
FICHA TÉCNICA
- EQUIPA TÉCNICA DE PROJECTO » NOVO URBANISMO - ENGENHARIA, ARQUITECTURA E URBANISMO, UNIP. LDA.
DESCRIÇÃO DO PROJECTO
Os problemas de circulação rodoviária, deixaram de ser exclusivos dos grandes eixos de atravessamento em Luanda, para se deslocarem e constituírem assim uma permanente ameaça, à qualidade de vida dos pequenos núcleos populacionais que vivem na zona mais limítrofe desta grande metrópole. Todos os cidadãos tem direito à mobilidade no espaço urbano, no entanto, o contributo para solução dos problemas da mobilidade urbana é de igual forma, um dever de cada um. Não é possível garantir uma boa resolução, sem o envolvimento da comunidade na busca de soluções e sem o empenhamento de todos na sua concretização, correspondendo essa nova postura a um comportamento correcto de cidadania e, por extensão ao desenvolvimento de uma nova cultura de mobilidade urbana. Nos últimos anos, consequência do forte aumento da taxa de motorização, o Governo Provincial de Luanda tem vindo a responder às diversas solicitações resultantes desse mesmo facto, bem como tentando dar resposta às ambições naturais da população, num esforço de na expansão e requalificação da sua rede viária. Esse esforço, é mais visível, nas medidas adoptadas, por forma a disciplinar a circulação automóvel, no uso eficiente do espaço público, com respeito pelo peão em zonas de maior intensidade de tráfego, mas existe ainda muito por fazer, no que diz respeito ao desenho de toda a infra-estrutura rodoviária. Assim, assiste-se neste momento, em toda a Cidade de Luanda, a um esforço de todas as entidades responsáveis, a uma adaptação e ampliação dessas mesmas exigências, sempre sem esquecer, a necessidade de salvaguardar aceitáveis níveis de fluidez viária, em equilíbrio com a garantia de níveis máximos de segurança rodoviária, mas também, no respeito pelo redesenho de toda a rua, enquanto elemento de circulação pedonal, canalizador de infra-estruturas de subsolo
Com base neste cenário, transposto pelo Governo Provincial de Luanda justificou-se a necessidade de ser elaborado um estudo rigoroso com o objectivo de diagnosticar as principais deficiências detectadas a nível do sistema viário, nestes dois arruamento – Rua da Mulemba e Rua da Pólvora, muito justificadas pela forte apetência, na captação de elevados níveis de tráfego, à rede viária envolvente, mas principalmente pela adequação e falta de uma resposta a essas mesmas solicitações.
Assim, os Projectos de Circulação Estacionamento e Sinalização, que a Novourbanismo desenvolveu para a Rua da Mulemba e Rua da Pólvora em Luanda, são dois exemplos desta necessidade e, destinam-se assumidamente a a dotar o Governo Provincial de Luanda, de soluções de Engenharia de Tráfego, que façam parte de um Plano de actuação eficaz, na salvaguarda das condições de segurança rodoviária em diversas artérias de Luanda, disciplinando fluxos viários pendulares e de atravessamento, próprios da proximidade a novas centralidades, atravessamento pedonais importantes, ao mesmo tempo que tenta dar resposta a uma procura cada vez mais crescente de modos de transporte suaves.
Por sua vez, a elaboração do Projecto de Sinalização de Trânsito para a Rua da Mulemba e Rua da Pólvora em Luanda, visou assim, a obtenção de um instrumento de planeamento municipal funcionalmente eficaz, que vai muito para além de qualquer Projecto ou Regulamento de Trânsito, na sua verdadeira essência. O Projecto apresentado, ultrapassa qualquer análise puramente ligada às questões funcionais de sinalização rodoviária expressas e descritas em Normas e Regulamentos de trânsito, cada vez mais presentes nos muitos estudos e projectos entregues nos nossos Governos.
O Projecto, apresentado, está fortemente linkado a uma profunda análise das condições físicas e consequentemente funcionais existentes na zona, no que diz respeito à problemática do trânsito e das questões dele resultantes – circulação viária; circulação pedonal; estacionamento; transporte público e, sinalização.
Ele nasce de um intensivo trabalho de campo, onde a observação das muitas variáveis ligadas ao ambiente rodoviário, foram fundamentais para perceber todas as ambições da população residente, e encaminhá-las para uma solução técnica sustentável, do ponto de vista funcional, económico, mas acima de tudo, que privilegie as condições de segurança, de todos aqueles que utilizam esse mesmo ambiente, numa óptica em que a partilha do espaço entre o peão e o automóvel, surgem assim, como grandes constantes, de cada uma das medidas apresentadas.
publicada por Novo Urbanismo às
02:50




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